quinta-feira, 30 de abril de 2009

River joga mal e só empata


O River "jogou" e empatou por 0 a 0 nesta noite de quarta-feira com o Barras, se esperava um bom jogo, uma grande partida por parte do time riverino.Mas o que aconteceu foi um jogo frio, onde o Barras teve mais chances de marcar e sair com a vitória.O River com o atacante Kamar teve duas chances claras de marcar e definir a partida, uma em cada tempo onde o atacante saiu sozinho na cara do goleiro e desperdiçou a chance do gol.No final da partida , as duas equipes terminaram com 10 jogadores após uma péssima arbitragem de José Valmir.Um fato inusitado chamou a atenção de todos, a partir dos 40° do 2º tempo,quando a torcida(pequeno público,por sinal) que comparecia ao Albertão começava a vaiar o técnico Flávio Mendonça que não agradou nas substituições e na armação técnica-tática da esquipe, aos 47º min ele tenta uma substituição, seria o jogador Maranhão, o que que isso??? aos 47º sendo que o àrbitro tinha dado 3ºmin de acréscimos. O que ele queria com essa substituição??? Com o empate, a classificação do Grupo Centro é a seguinte:
Barras 5 pg
Flamengo 4pg
River 4pg
Piaui 1pg

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Linha no Ceará será desativada


A partir do próximo domingo, como a linha do trem da Parangaba para o Centro de Fortaleza será desativada, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), pensou numa solução, para reduzir os custos de quem utiliza o transporte sobre trilhos para se deslocar de Maranguape para Fortaleza ou vice-versa. Vai solicitar ao governador Cid Gomes (PSB) uma redução da tarifa do trem, durante o período em que o trecho Centro/Parangaba estiver suspenso em função das obras do Metrofor. A informação foi dada após encontro com o presidente da Companhia de Trens e Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, ontem, em Fortaleza.
Na oportunidade, Fortes ressaltou que a medida agilizará os trabalhos e que a passagem será reduzida de R$ 1 para R$0,50. Além disso, haverá um bicicletário, de onde o usuário poderá completar o percurso rumo ao trabalho.Pessoa argumenta que, mesmo assim, o trabalhador desembolsará mais que o dobro, somados os valores do bilhete ferroviário e da passagem nos ônibus de Fortaleza. Ele disse que conversará com Cid Gomes, quando pedirá que a tarifa do trem fique em R$ 0,30. A reunião contou com a presença do prefeito de Pacatuba, Zezinho Cavalcante, e de técnicos do Metrofor.
Além de audiência na Assembleia Legislativa, hoje, para tratar desse assunto, ficou agendado novo encontro, em Maracanaú, para o dia 7 de maio, no Palácio do Jenipapeiro.
Quanto à retirada do muro de concreto e à revitalização do Centro, reivindicações da população maracanauense, ficou acertado que o Município e a Companhia de Trens e Transportes Metropolitanos vão elaborar estudo para implantar uma cerca viva, com plantas, semelhante à construída ao longo da linha do Metrô de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No tocante ao Centro, Roberto Pessoa informou que o projeto está pronto e parte dele – como a que envolve a Rua do Trilho, já se encontra em fase de licitação

terça-feira, 28 de abril de 2009

Trem atropela elefante


Um trem atingiu um elefante selvagem na região de Guwahati, Índia,O animal integrava manada composta por 25 elefantes. Ferido, ele acabou caindo em uma ribanceira. Acidentes deste tipo são frequentes na região, o que força os comboios a trafegarem a velocidade máxima de 25km/h, conforme determina o Departamento Florestal local.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Serra da Capivara - Piauí



O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque l é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km.
A maneira mais rápida de chegar ao Parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 Km. A cidade de Petrolina dispõe de um aeroporto onde opera atualmente a Gol, e a BRA, ligando a região com Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. As características que mais pesaram na decisão da criação do Parque Nacional são de natureza diversa:
- culturais - na unidade acha-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente). Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres, sendo os outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, são aldeias de ceramistas-agricultores, são ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e, sítios arqueo-paleontológicos; - ambientais - área semi-árida, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas - a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco - com paisagens variadas nas serras, vales e planície, com vegetação de caatinga ( o Parque Nacional Serra da Capivara é o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas), a unidade abriga fauna e flora específicas e pouco estudadas. Trata-se, pois, de uma das últimas áreas do semi-árido possuidoras de importante diversidade biológica;- turísticas - com paisagens de uma beleza natural surpreendente, com pontos de observação privilegiados. Esta área possui importante potencial para o desenvolvimento de um turismo cultural e ecológico, constituindo uma alternativa de desenvolvimento para a região. Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.O Parque Nacional Serra da Capivara é subordinado à Diretoria de Ecossistemas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), tendo sido concluída a sua demarcação em 1990. Em torno do Parque foi criada uma Área de Preservação Permanente de dez quilômetros que constitui um cinto de proteção suplementar e na qual seria necessário desenvolver uma ação de extensão. Em 1994 a FUMDHAM assinou um convênio de co-gestão com o IBAMA em 2002 um contrato de parceria com a mesma instituição. Depois de criado, o Parque Nacional esteve abandonado durante dez anos por falta de recursos federais. Análises comparativas das fotos de satélite evidenciaram esse fato. Durante este período a Unidade de Conservação foi considerada “terra de ninguém” e como tal, objeto de depredações sistemáticas. A destruição da flora tomou dimensões incalculáveis; caminhões vindos do sul do país desmatavam e levavam, de maneira descontrolada, as espécies nobres. O desmatamento dessas espécies, próprias da caatinga, aumentou depois da criação do Parque, em decorrência da falta de vigilância. A caça comercial se transformou numa prática popular com conseqüências nefastas para as populações animais que começaram a diminuir de forma alarmante. Algumas espécies, como os veados, emas e tamanduás praticamente desapareceram. Estes fatos tiveram conseqüências negativas na preservação do patrimônio cultural. A falta de predadores naturais provocou um crescimento descontrolado de algumas espécies, como cupim ou vespas cujos ninhos e galerias destroem as pinturas.As causas desta situação são em parte externas à região, mas também decorrem da participação da população que vive em torno do Parque. São comunidades muito pobres, algumas das quais exploravam roças no interior dos limites atuais do Parque. Estas populações dificilmente compreendem a necessidade de proteger espécies animais e vegetais uma vez que os seres humanos apenas logram sobreviver. Assim, a população local depredava as comunidades biológicas e o patrimônio cultural do Parque Nacional e áreas circunvizinhas, pela caça, desmatamento, destruição de colméias silvestres e a exploração do calcário de afloramentos, ricos em sítios arqueológicos e paleontológicos.

Global Rock Art 2009



Portugal, Índia, Perú, Grécia, Camarões, Macedônia, Nova Zelândia, Azerbaijão, Japão. Mais de 35 países, com representações de todos os continenetes estão inscritos no Global Rock Art.
471 participantes, entre eles pesquisadores, estudantes, chefes de Estado, admiradores e amantes da arte rupestre já garantiram suas inscrições no evento que será realizado no Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato (PI), de 29 de junho a 03 de julho.
No Brasil, o Piauí foi escolhido para sediar o evento devido ao legado arqueológico existente no Parque Nacional Serra da Capivara, que por ter a maior concentração de pinturas rupestres do mundo, foi inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1991.
Os ineressados em conhecer este museu pré-histórico a céu aberto podem realizar suas inscrições no site do Congresso: http://www.globalrockart2009.com/.

Campeonato Piauiense - 3ª Rodada


A terceira rodada do campeonato piauiense 2009 de futebol marca para os dias 29 e 30 os seguintes jogos:
- Quarta Feira :
Oeiras x Corissabá - 15:45
Princesa do Sul x S.E.Picos - 15:45
Caiçara x 4 De Julho - 15:45
Piauí x Flamengo - 20:00
- Quinta Feira :
Parnahyba x Comercial - 16:00
River x Barras - 20:00
Avante Torcida Piauiense!!!

Estação Bandeira, 60% Concluída


A obra de prolongamento do metrô de Teresina está entrando na fase final e a previsão é de que seja inaugurada no mês de Julho. A informação é do advogado da CMTP (Companhia Metropolitana de Transportes Públicos), Marco Antônio de Araújo Santos. Ele avalia que 60% da obra estão concluídas.

“Na semana passada começou a ser colocada a cobertura metálica para que a estação receba o telhado. Em 10 dias começa a etapa que faz a ligação da estação Bandeira com o a plataforma do metrô e depois disso vai ficar faltando apenas a colocação da escada rolante, que já foi pedida e deve demorar de um a dois meses para chegar”, afirmou.

Marco Antônio disse que em junho a obra deve estar pronta, mas só será inaugurada no mês de Julho junto com o shopping Cidade. Ele acrescentou que a estação Bandeira teve o custo de R$ 3 milhões e o elevado R$ 8 milhões, totalizando R$ 11 milhões.
Atualmente o sistema de trem urbano de Teresina, segundo a CMPT, transporta 5 mil passageiros/dia e a expectativa com a inauguração demais 1 km da estação Matinha até o centro da cidade é que passe a transportar 15 mil passageiros por dia. A extensão da linha do trem urbano no total é de 14,1 km.
A expectativa é que o sistema já em Julho passe a funcionar com duas novas composições, sendo uma financiada pelo governo estadual e outra adquirida por meio de convênio com o Ministério das Cidades.

Metrô de Teresina





O metrô de Teresina é um meio de transporte rápido, confortável e barato.Ele funciona de segunda à sexta de 7:00 às 20:00 na linha Dirceu/Matinha(Zona Sudeste/Norte-Centro) A passagem do metrô é no valor de R$0,50. Com a inauguração da estação Bandeira(Troca-Troca) prevista para julho o metrô espera levar 15.000 passageiros por dia.

domingo, 26 de abril de 2009

Malha Ferroviária Brasileira


A malha ferroviária do Brasil é obsoleta, com traçados antigos onde correm lentos e enormes trens cargueiros. Os serviços de passageiros praticamente acabaram, e os de carga transportam hoje minérios, produtos agrícolas (como a soja, o milho e o arroz), bobinas de aço, toras de madeira, combustíveis, containers, carvão mineral (sobretudo na Ferrovia Tereza Cristina) e demais produtos industrializados e agrícolas. A única linha de passageiros que ainda preserva serviços diários de longa distância com relativo conforto é a ligação Belo Horizonte-Vitória; há também serviços suburbanos de passageiros nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, João Pessoa, Natal, Recife, Fortaleza e Teresina. Entretanto, ainda existem algumas ferrovias de interesse exclusivamente turístico em funcionamento, tais como Curitiba-Paranaguá, Campinas-Jaguariúna e a linha urbana do Memorial do Imigrante de São Paulo.


História
A Baronesa era o nome da locomotiva do primeiro trem a circular no Brasil; na sua primeira viagem, no dia 30 de Abril de 1854, percorreu a distância de 14 km num percurso que ligava a Baía de Guanabara a Raiz da Serra em Petrópolis no Rio de Janeiro. Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá (depois visconde), foi o responsável pela construção desta ferrovia através da concessão dada pelo príncipe regente D. Pedro II, conhecida por Estrada de Ferro Petrópolis ou Estrada de Ferro Mauá.

A expansão ferroviária do início do século XX trouxe desenvolvimento econômico e social para inúmeros municípios do interior brasileiro, como Santo Ângelo (Rio Grande do Sul)
Quando da Proclamação da República, em 1889, já existiam no Brasil cerca de dez mil quilômetros de ferrovias, mas foi no início do século XX que se deu um grande passo no desenvolvimento das ferrovias, tendo sido construídos entre 1911 e 1916 mais cinco mil quilômetros de linha-férreas.
A Central do Brasil foi um marco importante na história ferroviária do Brasil. Ela era a única ferrovia verdadeiramente nacional, já que ligava entre si os três principais estados do Brasil, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Esta interligação tinha um enorme movimento de pessoas e cargas, e foi importantíssima no escoamento da produção das jazidas de minério de ferro de Minas Gerais.
Em 30 de setembro de 1957 é criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) que unificou as 42 ferrovias existentes, criando um sistema regional composto por 18 estradas de ferro. É por esta altura que surgem também as primeiras locomotivas a diesel no Brasil. Nesta altura, a rede ferroviária já se estendia por 25 mil quilômetros, (alguns já eletrificados), com ligações à Bolívia, à Argentina e ao Uruguai.
Em 1996, as ferrovias são privatizadas e as suas linhas divididas por várias empresas: América Latina Logística, Brasil Ferrovias, Companhia Ferroviária do Nordeste, Ferrovia Centro Atlântica, Ferrovia Teresa Cristina e MRS Logística.
A RFFSA então entrou num caminho da liquidação a partir de 1999. Está incluído no Plano de Aceleração do Crescimento a extinção definitiva dessa rede estatal.
Em 2008, o governo federal anuncia a construção do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo, incluindo o projeto na cartilha do PAC. O projeto marca a retomada no investimento na malha ferroviária do país, que encontra-se em degradação.

Rivengo Fica no Empate


River e Flamengo fizeram um bom jogo neste sábado no estádio Albertão, ambas equipes desde o primeiro momento buscaram a vitória, mas os gols da partida foram de pênalti , um para cada lado. Aos 9min do 1º tempo Anderson Kamar abriu o placar para o tricolor de aço e aos 23min do 2° tempo ítalo converteu a penalidade rubronegra.
Os artistas do espetáculo :
River - Fagner; Jorginho, Carlinhos, Indio e Victor Cearense; Tássio, Neto, Diego (Myron) e Thiago Dias; Anderson Kamar (Curiri) e Brener (Maranhão). Técnico: Flávio Furtado de Mendonça.

Flamengo - Beto (Robson); Marcelo, Ronald (ìtalo) e Serginho Matogrossense; Niel, Alessandro, Célio, Vaninho e Batata; Roni e Marcelo Sá (Tote). Técnico: Paulo Ricardo Moroni.
Público Pagante : 1101 torcedores
Renda : R$8.745,00
Mais o público da Nota Fiscal

sábado, 25 de abril de 2009

Ferrovia TRANSNORDESTINA



Mesmo debaixo de chuvas, estão tendo prosseguimento os trabalhos de construção da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Missão Velha, no Ceará e Salgueiro, em Pernambuco. A construtora EIT, responsável pela execução do projeto, não fornece nenhuma informação sobre o andamento dos trabalhos. Apesar da movimentação de máquinas e operários, a ferrovia está longe de ser concluída. De 1,8 mil quilômetros previstos no projeto da Ferrovia Transnordestina, que deverá ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), apenas o trecho de 96 quilômetros entre os municípios de Salgueiro, em Pernambuco, e Missão Velha, no Ceará, está em obras, ou seja, somente 5,3% do total previsto. A informação é de um técnico que trabalha no canteiro de obras, que preferiu não ser identificado.A conclusão da Ferrovia Transnordestina estava prevista para o ano de 2010. No canteiro de obras, os operários, que pedem para não serem identificados, afirmam que 80% da terraplanagem estão concluídos — seria a etapa mais importante porque envolve a construção da estrada. Faltam somente as obras-de-arte (pontes e barragens, diques e muros) e o dois túneis. Um deles passará por baixo da CE-293, a altura da localidade denominada de Café da Linha.Em alguns pontos, foi feita a imprimação, que consiste na aplicação de óleo asfáltico em cima da terraplanagem, onde serão instalados os trilhos. Esta semana, foi aberta a picada para a construção do último trecho, entre os quilômetros 16 e o marco zero, no município de Salgueiro (PE).Reconstrução
A linha que liga Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco, já existe, mas será reconstruída. Isso porque a ferrovia atual é em bitola métrica, ou seja, os trilhos têm um metro de distância um do outro, e as ferrovias modernas são feitas em bitola larga, com 1,6 metro de distância.O investimento previsto na ferrovia, de acordo com o projeto, é de R$ 4,5 bilhões. Os recursos são da concessionária da obra (R$ 300 milhões) e de financiamentos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e do Fundo de Investimentos do Nordeste (R$ 3,5 bilhões). Outros R$ 400 milhões serão de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 250 milhões virão de novos sócios.
A empresa responsável pela construção da ferrovia é a Transnordestina Logística que, até maio do ano passado, chamava-se Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), também se recusa a fornecer informações sobre a obra.
Com 1.860 quilômetros de extensão, a ferrovia começará no município de Eliseu Martins, no Piauí. De lá, segue pelo interior pernambucano até a cidade de Salgueiro, onde bifurca em dois ramais — um em direção ao Porto de Suape, em Pernambuco, e o outro até o Porto de Pecém, no Ceará.
Toda a obra envolve investimentos de R$ 4,5 bilhões, dos quais R$ 3,95 bilhões de financiamentos do Governo Federal. O projeto original da Transnordestina foi iniciado no ano de 1990 e paralisado no fim de 1992, segundo dados do Ministério dos Transportes.RECURSOS
4,5 bi de reais é o investimento previsto na construção da Ferrovia Transnordestina, de acordo com o projeto. Deste total, R$ 3,95 bilhões são oriundos de financiamentos do Governo Federal

Rivengo


A segunda rodada do Campeonato Piauiense de Futebol marca os seguintes jogos para esse fim de semana:

Hoje - 25.04.09

. Em Floriano: - Princesa do Sul x Corisabá

. Em Picos - Picos x Oeiras

. Em Campo Maior - Caiçara x Comercial

. Em Teresina - River x Flamengo -17horas - Estádio Albertão


Amanhã - 26.04.09 - Ás 9h00

. Em Piripiri - 4 de Julho x Parnaíba

. Em Barras - Barras x Piauí

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Aeroporto continua em Obras



“Mesmo com o período chuvoso, estamos dando continuidade às obras do aeroporto de São Raimundo Nonato", com essa afirmação o engenheiro Valdir Marques mostrou nessa quinta-feira (23), parte da pista de pouso e decolagem que já está com 300 metros durante visita técnica de turismólogas da Secretaria de Turismo do Piauí.
De acordo com a coordenadora da Setur, as obras estão seguindo o cronograma adequando-se ao período chuvoso.
“O engenheiro Valdir Marques explicou que, por conta do período chuvoso os trabalhadores estão tendo horários diferenciados, entrando mais cedo e saindo mais tarde para compensar o período que pararam por conta da chuva, mas ele afirmou que o cronograma está dentro do previsto", disse Anecy
A obra conta com cerca de 120 funcionários, um número considerado suficiente pelo engenheiro. Ele conta que os funcionários estão trabalhando em duas frentes e a obra é executada 24 horas.
“Temos duas frentes de trabalho o que equivale a 24 horas. A obra não para durante a noite. Quem vem ao canteiro de obras e nos procuram, mostramos o funcionamento. Eu fico aqui das 5 da manhã às 22 horas”, disse o engenheiro.
Além do asfaltamento da pista, a empresa está trabalhando a sinalização noturna para que aeronaves possam chegar a São Raimundo Nonato durante o Congresso de Arqueologia que acontecerá no final de junho.
Primeiro voo está previsto para 10 de junho vindo de Salvador.

Skank - 1ª Prévia Piaui POP

A programação já foi definida. A partir de 22h, o Espaço Eletrônico montado no Atlantic City terá os DJs David FX, Vinícius Veras, Carlos Kléber, e Léo Lima. Ao mesmo tempo, o palco 2 vai contar com apresentações das bandas Papanicolau e Aclive. Em seguida, vem o show do Skank no palco principal. Para fechar a noite, o Espaço Eletrônico funciona até 4h da manhã, e depois do Skank tem show com o Conjunto Roque Moreira.

"A gente se encontra lá"

Estação Bandeira será inaugurada em Maio




AEstação Praça da Bandeira, do metrô de teresina, integrada ao Shopping Cidade, será o cenário de um Brasil moderno. A afirmação é do governador Wellington Dias, ao inspecionar o canteiro de obras na Avenida Maranhão, próximo ao Troca Troca. A previsão é de que a obra seja inaugurada no início de maio, quando a Prefeitura Municipal de Teresina entregará o Shopping Cidade.


O metrô de teresina deverá iniciar sua nova fase com cinco composições, duas das quais estão circulando entre a Estação Matinha e os bairros populosos da Zona Sudeste, e três estão sendo reformadas. Elas terão ar condicionado e oferecerão mais conforto aos passageiros, que pagarão passagem única de R$ 0,50.
O sistema, porém, deverá ter uma sexta composição, nova. O presidente da CMPT, Marcos Silva, disse que foi dada autorização para aquisição do trem, construído no Brasil. Há planos, também, de expandir a linha do metrô de superfície até o Centro Administrativo Estadual, no bairro São Pedro.

Galo reagindo



O Galo, o River Atlético Clube volta à campo após uma vitória contra o Piauí de 2 a 1 na última quarta-feira quando um razoável público compareceu ao Albertão(136 pagantes mais o público da nota fiscal, ou seja,1200) para apoiar o Galo.Essa partida serviu como pontapé inicial para uma recuperação no 2º turno do certame Piauiense.O próximo compromisso do tricolor é vencer o clássico "Rivengo" às 17horas deste sábado(25) no estádio Albertão.

Novidade: Os ingressos da promoção " Sua nota é um Show de Bola " agora valerão para os setores da arquibancadas do placar e das cabines.

"Avante Riverinos com a bandeira de glória na mão"

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Estação Ferroviária de Teresina


Estação Ferroviária de Teresina - A ESTAÇÃO: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta com seu primeiro trecho ligando Caxias a Cajazeiras, no Maranhão, divisa com o Piauí. Como não existia ponte sobre o rio Parnaíba, os passageiros com destino a Teresina atravessavam o rio a canoa. Iniciada em 1922, só em dezembro de 1939 foi inaugurada a ponte João Luiz Ferreira. A estação de Teresina havia sido inaugurada em 1926, com o mesmo prédio que ainda hoje está lá, mas ficando por muitos anos sem nenhuma serventia. Tendo chegado a Teresina em junho do mesmo ano, a primeira locomotiva serviu aos passageiros durante um certo tempo, fazendo o transporte do rio até a estação de Teresina, ficando a linha abandonada durante 12 anos, passando a operar normalmente, a partir de 31 de dezembro de 1938, quando trafegou o trem M-1, primeiro comboio ferroviário a cruzar a ponte, quase um ano antes da sua inauguração definitiva. No ano de 1959, a engenharia militar reiniciou a construção da E. F. Petrolina-Teresina, partindo de Teresina, ferrovia que estava parada, a partir de Petrolina, em Paulistana, desde 1939, tendo sido assentados somente 11 km de trilhos e concluída terraplanagem até cerca de 40 km. O mapa do IBGE de 1957 já mostra esses trilhos, sentido sudeste do Estado, da mesma forma que mostra trilhos no sentido leste, já o início da linha Altos-Oiticica, aberta em 1965 e ligando não somente Teresina ao Ceará, bem como o resto do Nordeste. Hoje existe uma linha de metrô em Teresina, que segue pelos leitos das antigas linhas Teresina-Oiticica e E. F. São Luiz-Teresina, porém com seu leito rebaixado. Por ali circulam velhos trens húngaros (Ganz-Magav) que andavam na linha Porto Alegre-Uruguaiana até 1996. Algumas estações foram construídas para atender esta curta linha. Em 2005, os trens foram reformados. A estação de Teresina também é chamada de Frei Serafim, nome da rua onde está, e a estação de embarque, hoje subterrânea (por causa do rebaixamento da linha), tem o nome de Miguel Rosa, debaixo da antiga estação, que serve como museu e tombada pelo IPHAN. O pátio hoje utilizado pela CFN fica mais afastado da cidade, no Dirceu Arcoverde, junto à BR-343, e é chamado de pátio de Itararé.