segunda-feira, 9 de novembro de 2009

20 ANOS da Queda do Muro de BERLIM

Discursos e queda de dominós gigantes marcam celebração da queda do Muro

Em uma cerimônia com a presença de líderes dos 27 países membros da União Europeia, da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e de dezenas de milhares de pessoas no Portão de Brandemburgo, as celebrações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim foram encerradas com discursos que louvaram o momento histórico e com a derrubada de uma fila de dominós gigantes simbolizando a queda do Muro e dos regimes comunistas do Leste Europeu.

"O dia de hoje marca um momento de verdadeira alegria da história da Alemanha e da Europa", discursou a chanceler alemã Angela Merkel. "O muro se abriu, o portão da liberdade se abriu, e o muro que dividia um povo se foi."
Merkel falou após os discursos de líderes que representavam as quatro potências aliadas que derrotaram o país na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Falaram o premiê britânico, Gordon Brown, o presidente francês, Nicolas Sarkozy e o presidente russo, Dmitri Medvedev, além de Hillary, que lembrou o papel do povo de Berlim e do papa João Paulo 2° na queda do Muro.

O presidente americano, Barack Obama, falou em uma mensagem surpresa de vídeo, louvando os eventos de 20 anos atrás, mas lembrando que muitas pessoas no mundo ainda vivem sem a liberdade comemorada nesta segunda-feira.

"Poucos entre nós teriam previsto que um dia a Alemanha unida seria dirigida por uma mulher vinda de Brandemburgo [ex-RDA, antiga República Democrática Alemã] ou que seu aliado americano seria dirigido por um homem de origem africana, mas o destino é aquele que os homens constroem", declarou Obama.

Medvedev sublinhou o papel da União Soviética para derrubar o Muro de Berlim, e sugeriu que mais precisa ser feito para acabar com as linhas de divisão da Europa. Ele disse que o muro que divide Europa estava destinado a cair, mas que o papel da União Soviética, que mantinha a Alemanha oriental sob seu controle indireto, foi decisivo. Segundo Medvedev, a queda do Muro ajudou a encerrar as rivalidades entre a Rússia e a Alemanha, que se enfrentaram nas duas guerras mundiais.

Em seu discurso, Merkel também reservou uma lembrança para episódios que se distanciam da atmosfera de comemoração. Ela lembrou que nesta segunda-feira também se completam 71 anos da Noite dos Cristais, em 1938, uma das primeiras grandes manifestações de violência nazista contra os judeus na Alemanha, quando houve uma série de ataques e várias sinagogas foram queimadas.

A chefe de governo alemã disse que a queda do muro simboliza a "vitória de uma liberdade" que deve ser defendida a cada dia.

Depois dos discursos, a primeira fileira de peças do dominó gigante, cada uma com 2,5 metros de altura, foi derrubada, sob aplausos da multidão. O ex-líder do sindicato polonês Solidariedade e depois presidente da Polônia Lech Walesa empurrou a primeira peça, dando início à queda. As peças foram pintadas por inúmeros artistas e estudantes para lembrar a queda da Cortina de Ferro e o fim da divisão de Berlim, da Alemanha e da Europa.

Walesa, cuja liderança sindical contra o comunismo foi o primeiro grande movimento popular dos anos 80 contra o comunismo no Leste Europeu, se desequilibrou e quase caiu ao empurrar a primeira peça.

Os dominós foram enfileirados por 1,5 quilômetro ao longo de parte do traçado do antigo Muro de Berlim.

Histórico


Símbolo da divisão do mundo durante a Guerra Fria, o Muro de Berlim, que separava a cidade em um lado comunista e outro capitalista, acabou oferecendo em 1989 as imagens que marcaram o ápice do longo processo de estagnação e decadência do bloco soviético no Leste Europeu.
Construído em 1961 para evitar a emigração em massa de alemães orientais --em si um sinal de problemas no leste--, o Muro foi derrubado no dia em que as autoridades comunistas alemãs permitiram as viagens a Berlim Ocidental, depois que a União Soviética dera o sinal de que não ficaria no caminho das mudanças políticas nos países que durante meio século ficaram sob seu controle.

Em 1989, a abertura do Muro aconteceu depois de um anúncio improvisado feito por um alto funcionário comunista. Ao final de uma entrevista coletiva, o porta-voz da Comissão Política Guenter Schabowski disse que a Alemanha Oriental ia suspender as restrições às viagens através da sua fronteira com a Alemanha Ocidental.

Pressionado sobre quando a nova regra entraria em vigor, ele olhou para suas anotações e balbuciou: "Até onde eu sei, isso entra em vigor [...] isso é imediatamente, sem demora."
Schabowski disse depois que não sabia que a mudança não deveria ser anunciada até a manhã seguinte.

Cidadãos de Berlim Oriental foram para as passagens de fronteira. Enfrentando grandes multidões e sem instruções dos superiores, os guardas de fronteira abriram as portas.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Estação Bandeira será inaugurada em Dezembro



De acordo com o diretor da CMTP Antônio Sobral, no dia 20 de Dezembro será inaugurada a tão esperada Estação Bandeira do Metrô de Teresina,Nessa quarta-feira(4) irá começar a ser montada a estrutura da cobertura metálica da estação. A estação foi orçada em 2,7 milhões.