terça-feira, 25 de maio de 2010

Acidente com Cargueiro faz metrô parar.


Desde o final da manhã de hoje (25) que o metrô de Teresina está inativo. Isso por causa do descarrilamento dos vagões da Companhia Ferroviária Nordeste, nas proximidades do bairro Boa Esperança, zona Sudeste de Teresina. Segundo o diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos de Teresina (CMTP), Antônio Sobral, o problema só deverá ser resolvido por volta das 21h de hoje.
“São cinco vagões. Destes, três já foram encarrilhados e até as 21h todos já deverão ser colocados nos trilhos e o problema será resolvido, para que o metrô volte a funcionar”, disse Antônio Sobral. Segundo o diretor técnico, os serviços do metrô serão normalizados amanhã,(quarta-feira) a partir das 6h.
Com isso, cerca de 15 mil passageiros ficarão prejudicados, quantidade de pessoas que, segundo o diretor da CMTP, Marcos Silva, utilizam o metrô como meio de transporte, por dia, em Teresina.
As causas do acidente estão sendo investigadas pela Companhia Ferroviária Nacional (CFN). Os veículos são utilizados para transporte de combustível, mas não estavam carregados no momento do acidente.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aumento na passagem de ônibus, aumenta o numero de passageiros no Metrô


Após o aumento da passagem de ônibus, que passou a vigorar desde o último sábado, 15, cada vez mais os teresinenses vêm optando por formas alternativas de deslocamento. Utilizando o metrô ou mesmo através de caminhadas mais prolongadas, a população tenta diminuir os gastos ao sair de suas casas para o trabalho. Esse é o caso da cabeleireira Sandra Maria, residente no bairro Dirceu II, zona Sudeste da cidade. Sempre que necessita ir ao Centro comercial à procura de produtos de beleza, a empreendedora não pensa duas vezes em esperar um pouco mais pelo metrô.

“Desde que o metrô foi inaugurado passei a usá-lo, pois além de ser um meio mais econômico, é muito mais confortável do que os ônibus da cidade”, enfatiza Sandra. Segundo ela, o gasto quase quatro vezes menor com transporte representa uma economia significativa para a renda familiar. “Enquanto que se anda uma vez de ônibus, se pode andar quase quatro vezes de metrô”, salienta a cabeleireira. Preocupada com os gastos, a dona-de-casa e estudante Teresa Antunes também engrossa a lista de pessoas que resolveram abandonar o ônibus.

Teresa comenta que o último reajuste no preço da passagem de ônibus foi decisivo para que ela descartasse o uso do meio de transporte. “O preço cobrado nem de longe justifica a qualidade do serviço oferecido, pois os ônibus sempre vivem lotados e demoram muito a passar pelas paradas”, argumenta. De acordo com Conceição Castro, supervisora da subestação da Praça da Bandeira, somente na última semana houve um aumento de 10% no número de pessoas que utilizam o metrô da capital.

“Após a euforia da população em conhecer a nova estrutura do metrô, está havendo uma consolidação desse meio de transporte, já que o aumento do número de passageiros é crescente a cada dia”, ressalta Conceição ao comentar que nos fins de semana o movimento de passageiros é ainda maior. “Desde que começamos a abrir a estação aos sábados e domingos, percebemos que a quantidade de pessoas na estação é bem maior do que em dias comuns”, afirma a supervisora. Durante a semana a estação abre às 6h30 e fecha às 19h. Já nos fins de semana, abre às 6h30 e fecha às 14h.

CMTP aponta metrô como um “avanço atrasado”

Questionado sobre uma matéria veiculada nacionalmente, na qual constava que o serviço metroviário de Teresina é o pior do país, Antônio Sobral, diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, afirma que: “O metrô da cidade é um avanço atrasado, se compararmos com outros Estados, a exemplo de São Paulo, onde esse tipo de transporte começou a funcionar ainda na década de 70”, analisa. Entretanto, mesmo o metrô aparecendo tardiamente na cidade, Sobral destaca que ao todo, somente seis Estados possuem esse tipo de serviço, dois deles no Nordeste.

“Não podemos comparar a quantidade de pessoas que utilizam o serviço em Teresina com aqueles que usam em São Paulo, pois além da última possuir um número maior de habitantes que a da nossa capital, ainda estamos passando por um processo de consolidação desse tipo de transporte”, ressalta Antônio Sobral. A despeito da matéria publicada pelo jornal de circulação nacional, onde consta que 1,6% da população utiliza o metrô, Sobral elenca que atualmente esse número atinge os 4%.

Segundo a Companhia Metropolitana de Teresina (CMTP), dentro de aproximadamente 45 dias o órgão deve concluir os últimos reparos na obra da Estação Bandeira. Banheiros, cadeiras e bebedouros serão fixados no local para dar maior conforto aos usuários, sem mencionar no desenvolvimento de projetos que otimizem o tempo que o usuário passa nas dependências da estação.

Além de terminar a construção do projeto original, Antônio Sobral garante que até o final deste ano os projetos de prolongamento do metrô devem ser entregues para os órgãos competentes. “Nosso intuito é estender o serviço metroviário para o Centro Administrativo, zona Sul, Altos e Campo Maior”, acrescenta Sobral.

Governador anuncia dois novos trens


O metrô de Teresina vai ganhar uma série de inovações, começando pela operação de dois novos trens. Também serão realizados dois cruzamentos de linhas, instalação de bicicletário e duplicação da linha férrea no trecho entre os bairros Renascença e Matinha.

Todas essas mudanças foram discutidas ontem, em Brasília, pelo governador Wilson Martins e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Parte das inovações serão realizadas com recursos do próprio Estado, enquanto outras serão fruto de convênio entre o Governo do Piauí e a União.

Os dois novos trens devem começar a operar nos próximos dois meses, segundo informou o diretor da Companhia do Metrô, Antônio Sobral, que acompanhou o governador na audiência. Com os dois novos trens, o tempo de espera entre as viagens será reduzido de 33 para 12 minutos, o que aumentará o uso do transporte ferroviário em Teresina.

Já o prefeito Elmano Ferrer disse ontem, em reunião com os vendedores do Shopping da Cidade, que vai construir a passarela que vai ligar a Estação do Metrô ao segundo piso do shopping. “A construção dessa passarela é um pedido meu e não importa se vai ser compartilhado com o Governo ou será somente a Prefeitura. Só sei que iremos fazer”, afirmou Ferrer.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Metrô de Teresina é o menos utilizado no Brasil


O jornal Folha de São Paulo traz em sua edição desta segunda-feira uma reportagem que aponta o metrô de Teresina como o menos utilizado, apenas 1,6% da população.

A matéria, assinada pelos jornalistas Paulo Peixoto e Matheus Magenta, fala dos problemas observados no sistema de transporte urbano, que atende apenas 11% do total de moradores das seis capitais onde está presente.

Conforme apurou o jornal, "os metrôs no Brasil 'colecionam' casos de ilegalidade, lentidão, falhas e disputas políticas, o que torna a maioria ineficiente".

Tais estigmas foram, e ainda são, observados pelos teresinenses, que aguardaram anos para que o novo terminal da Praça da Bandeira fosse inaugurado. Além disso, os poucos que utilizam o transporte precisam lidar com falhas que ocasionalmente acontecem, deixando o percurso mais demorado do que o normal. De vantagem, apenas o valor da tarifa cobrada (R$ 0,50), bem abaixo da tarifa do Setut nos ônibus coletivos.

Leia a reportagemda Folha de São Paulo na íntegra:
(link da notícia na Folha Online)

Metrôs de 6 capitais brasileiras transportam só 11% da população

Os poucos metrôs do país colecionam casos de ilegalidade, lentidão, inoperância, erros e conflitos políticos que tornam a maioria deles ineficiente. Todos, inclusive os que estão em obras, têm ou tiveram problemas com órgão fiscalizador.

Nas seis capitais com metrô em operação, são transportados por dia, em média, 11% da população. O índice não é mais baixo porque São Paulo puxa o número para cima -atende a 30% dos paulistanos.
Belo Horizonte, que começou a construir seu metrô em 1983, transporta apenas 6,9% da população. No Rio, a segunda capital mais populosa do país, 8,9%. O menor índice é o do metrô de Teresina, 1,6%.
Além das quatro cidades, têm metrô Recife e Brasília.

Um único trem

Em Teresina, o metrô a diesel foi inaugurado em 1990 em área pouco populosa. Transportava 6.000 pessoas por dia até o mês passado, quando o número dobrou com os novos 2,5 km de trilhos que finalmente levam ao centro. O sul, mais populoso, permanece isolado.

Lá o metrô demora 55 minutos para percorrer 13 km e há somente uma composição.