segunda-feira, 17 de maio de 2010

Metrô de Teresina é o menos utilizado no Brasil


O jornal Folha de São Paulo traz em sua edição desta segunda-feira uma reportagem que aponta o metrô de Teresina como o menos utilizado, apenas 1,6% da população.

A matéria, assinada pelos jornalistas Paulo Peixoto e Matheus Magenta, fala dos problemas observados no sistema de transporte urbano, que atende apenas 11% do total de moradores das seis capitais onde está presente.

Conforme apurou o jornal, "os metrôs no Brasil 'colecionam' casos de ilegalidade, lentidão, falhas e disputas políticas, o que torna a maioria ineficiente".

Tais estigmas foram, e ainda são, observados pelos teresinenses, que aguardaram anos para que o novo terminal da Praça da Bandeira fosse inaugurado. Além disso, os poucos que utilizam o transporte precisam lidar com falhas que ocasionalmente acontecem, deixando o percurso mais demorado do que o normal. De vantagem, apenas o valor da tarifa cobrada (R$ 0,50), bem abaixo da tarifa do Setut nos ônibus coletivos.

Leia a reportagemda Folha de São Paulo na íntegra:
(link da notícia na Folha Online)

Metrôs de 6 capitais brasileiras transportam só 11% da população

Os poucos metrôs do país colecionam casos de ilegalidade, lentidão, inoperância, erros e conflitos políticos que tornam a maioria deles ineficiente. Todos, inclusive os que estão em obras, têm ou tiveram problemas com órgão fiscalizador.

Nas seis capitais com metrô em operação, são transportados por dia, em média, 11% da população. O índice não é mais baixo porque São Paulo puxa o número para cima -atende a 30% dos paulistanos.
Belo Horizonte, que começou a construir seu metrô em 1983, transporta apenas 6,9% da população. No Rio, a segunda capital mais populosa do país, 8,9%. O menor índice é o do metrô de Teresina, 1,6%.
Além das quatro cidades, têm metrô Recife e Brasília.

Um único trem

Em Teresina, o metrô a diesel foi inaugurado em 1990 em área pouco populosa. Transportava 6.000 pessoas por dia até o mês passado, quando o número dobrou com os novos 2,5 km de trilhos que finalmente levam ao centro. O sul, mais populoso, permanece isolado.

Lá o metrô demora 55 minutos para percorrer 13 km e há somente uma composição.

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