sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Início da Transnordestina no Piauí


O governador Wellington Dias participou na manhã de hoje, em Itaueira, a 344 km de Teresina, do início das obras da ferrovia Transnordestina no Piauí. Mesmo sem a presença do presidente Lula, Dias deu o ponta pé inicial no empreendimento, que deve gerar três mil empregos diretos e indiretos no estado.
No Piauí, a ferrovia percorrerá 420 quilômetros, passando por 19 municípios, no trecho que vai de Trindade (PE) a Eliseu Martins. Com infraestrutura moderna, semelhante às ferrovias australianas, a Transnordestina comportará a passagem, por dia, de até 8 pares de trem com 104 vagões cada um.
O trecho piauiense será construído em quatro lotes de 100 quilômetros, cujas obras terão andamento simultâneo e cronograma acelerado. A previsão de término é para junho de 2010. Com a Transnordestina, o estado terá como escoar toda a produção de grãos e minérios aos portos de Pecém, em Fortaleza, e Suape, em Recife.
Segunda maior obra do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Ferrovia Nova Transnordestina está orçada em R$ 5,4 bilhões, gerando 600 mil empregos diretos, com 1.700 quilômetros de extensão, inteiramente construídos, e ainda outros 500 quilômetros remodelados no trecho entre a cidade de Porto Real do Colégio (AL) e o Porto de Suape, em Recife.Estavam presentes à solenidade do início das obras hoje na cidade de Itaueira, além do Governador, políticos e secretários de estado, dentre eles Antônio Neto, Wilson Martins, Luciano Paes landim, Leal Junior, Julio Cesar, Osmar Junior. Merlong Solano, da Agespisa, o presidente estadual do PT, Fábio Novo e prefeitos da região.
Com informações da Ccom

Nenhum comentário:

Postar um comentário