quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Metrô começa viagens para Timon, Segunda-Feira(4)
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Metrô fará viagem experimental Teresina à Altos no próximo sábado
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Dentro de 15 dias ,metrô ligará Teresina à Timon
quarta-feira, 28 de julho de 2010
domingo, 18 de julho de 2010
Adiado o inicio da Operação do Metrô em Timon
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Metrô de Teresina irá à Timon amanhã(29) de Junho
Fruto de uma parceria entre os Governos dos Estados do Piauí e Maranhão , o convênio de expansão do metrô de Teresina à Timon será assinado amanhã(29), terça-feira pelo Governador Wilson Martins, prefeita de Timon Socorro Waquim e o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
O projeto prevê a reativação e reforma da antiga estação ferroviária de Timon e a construção de um bicicletário na área, já que na área existe um grande conjunto habitacional, faculdade e um vasto comércio.
O presidente da CMTP , Marcos Silva também disse que o metrô será expandio à Altos(PI) e Caxias(MA)
terça-feira, 22 de junho de 2010
Quinta-feira (24) terá Forró no Metrô
A iniciativa é baseada no projeto “Trem do Forró”, realizado no Estado da Paraíba, e será avaliada como trabalho final da disciplina “Animação Turística” do curso Uespi
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Metrô de Teresina ganha nova locomotiva
O prefeito Elmano Ferrer visitou a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), o presidente do órgão, Marcos Silva, que marcou para daqui a 20 dias a entrega do segundo trem do sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilho). O trem terá capacidade para transportar 350 passageiros.
O prefeito Elmano Ferrer propôs parceria com a companhia para integrar as linhas de ônibus ao metrô. “Essa é uma visita de cortesia para conversarmos sobre o sistema de transporte público de Teresina. Já autorizamos a construção da plataforma da estação Bandeira para que os passageiros desembarquem diretamente no Shopping da Cidade e as passagens de níveis nos bairros para evitar acidentes”, explica.
O prefeito tem a intenção de incrementar o transporte de passageiros através do metro que tem capacidade de transportar quatro vezes mais pessoas que os ônibus.
O diretor presidente da CMTP, Marcos Silva agradeceu ao prefeito a vontade de realizar um trabalho juntos. “É importante a Prefeitura se engajar para trabalharmos em conjunto. Daqui a 20 dias vamos entregar mais uma composição do metrô. Somos uma empresa pública que não tem fim lucrativo. Trabalhamos para o povo”, disse.
terça-feira, 1 de junho de 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
Acidente com Cargueiro faz metrô parar.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Aumento na passagem de ônibus, aumenta o numero de passageiros no Metrô
Após o aumento da passagem de ônibus, que passou a vigorar desde o último sábado, 15, cada vez mais os teresinenses vêm optando por formas alternativas de deslocamento. Utilizando o metrô ou mesmo através de caminhadas mais prolongadas, a população tenta diminuir os gastos ao sair de suas casas para o trabalho. Esse é o caso da cabeleireira Sandra Maria, residente no bairro Dirceu II, zona Sudeste da cidade. Sempre que necessita ir ao Centro comercial à procura de produtos de beleza, a empreendedora não pensa duas vezes em esperar um pouco mais pelo metrô.
“Desde que o metrô foi inaugurado passei a usá-lo, pois além de ser um meio mais econômico, é muito mais confortável do que os ônibus da cidade”, enfatiza Sandra. Segundo ela, o gasto quase quatro vezes menor com transporte representa uma economia significativa para a renda familiar. “Enquanto que se anda uma vez de ônibus, se pode andar quase quatro vezes de metrô”, salienta a cabeleireira. Preocupada com os gastos, a dona-de-casa e estudante Teresa Antunes também engrossa a lista de pessoas que resolveram abandonar o ônibus.
Teresa comenta que o último reajuste no preço da passagem de ônibus foi decisivo para que ela descartasse o uso do meio de transporte. “O preço cobrado nem de longe justifica a qualidade do serviço oferecido, pois os ônibus sempre vivem lotados e demoram muito a passar pelas paradas”, argumenta. De acordo com Conceição Castro, supervisora da subestação da Praça da Bandeira, somente na última semana houve um aumento de 10% no número de pessoas que utilizam o metrô da capital.
“Após a euforia da população em conhecer a nova estrutura do metrô, está havendo uma consolidação desse meio de transporte, já que o aumento do número de passageiros é crescente a cada dia”, ressalta Conceição ao comentar que nos fins de semana o movimento de passageiros é ainda maior. “Desde que começamos a abrir a estação aos sábados e domingos, percebemos que a quantidade de pessoas na estação é bem maior do que em dias comuns”, afirma a supervisora. Durante a semana a estação abre às 6h30 e fecha às 19h. Já nos fins de semana, abre às 6h30 e fecha às 14h.
CMTP aponta metrô como um “avanço atrasado”
Questionado sobre uma matéria veiculada nacionalmente, na qual constava que o serviço metroviário de Teresina é o pior do país, Antônio Sobral, diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, afirma que: “O metrô da cidade é um avanço atrasado, se compararmos com outros Estados, a exemplo de São Paulo, onde esse tipo de transporte começou a funcionar ainda na década de 70”, analisa. Entretanto, mesmo o metrô aparecendo tardiamente na cidade, Sobral destaca que ao todo, somente seis Estados possuem esse tipo de serviço, dois deles no Nordeste.
“Não podemos comparar a quantidade de pessoas que utilizam o serviço em Teresina com aqueles que usam em São Paulo, pois além da última possuir um número maior de habitantes que a da nossa capital, ainda estamos passando por um processo de consolidação desse tipo de transporte”, ressalta Antônio Sobral. A despeito da matéria publicada pelo jornal de circulação nacional, onde consta que 1,6% da população utiliza o metrô, Sobral elenca que atualmente esse número atinge os 4%.
Segundo a Companhia Metropolitana de Teresina (CMTP), dentro de aproximadamente 45 dias o órgão deve concluir os últimos reparos na obra da Estação Bandeira. Banheiros, cadeiras e bebedouros serão fixados no local para dar maior conforto aos usuários, sem mencionar no desenvolvimento de projetos que otimizem o tempo que o usuário passa nas dependências da estação.
Além de terminar a construção do projeto original, Antônio Sobral garante que até o final deste ano os projetos de prolongamento do metrô devem ser entregues para os órgãos competentes. “Nosso intuito é estender o serviço metroviário para o Centro Administrativo, zona Sul, Altos e Campo Maior”, acrescenta Sobral.
Governador anuncia dois novos trens
O metrô de Teresina vai ganhar uma série de inovações, começando pela operação de dois novos trens. Também serão realizados dois cruzamentos de linhas, instalação de bicicletário e duplicação da linha férrea no trecho entre os bairros Renascença e Matinha.
Todas essas mudanças foram discutidas ontem, em Brasília, pelo governador Wilson Martins e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Parte das inovações serão realizadas com recursos do próprio Estado, enquanto outras serão fruto de convênio entre o Governo do Piauí e a União.
Os dois novos trens devem começar a operar nos próximos dois meses, segundo informou o diretor da Companhia do Metrô, Antônio Sobral, que acompanhou o governador na audiência. Com os dois novos trens, o tempo de espera entre as viagens será reduzido de 33 para 12 minutos, o que aumentará o uso do transporte ferroviário em Teresina.
Já o prefeito Elmano Ferrer disse ontem, em reunião com os vendedores do Shopping da Cidade, que vai construir a passarela que vai ligar a Estação do Metrô ao segundo piso do shopping. “A construção dessa passarela é um pedido meu e não importa se vai ser compartilhado com o Governo ou será somente a Prefeitura. Só sei que iremos fazer”, afirmou Ferrer.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Metrô de Teresina é o menos utilizado no Brasil
O jornal Folha de São Paulo traz em sua edição desta segunda-feira uma reportagem que aponta o metrô de Teresina como o menos utilizado, apenas 1,6% da população.
A matéria, assinada pelos jornalistas Paulo Peixoto e Matheus Magenta, fala dos problemas observados no sistema de transporte urbano, que atende apenas 11% do total de moradores das seis capitais onde está presente.
Conforme apurou o jornal, "os metrôs no Brasil 'colecionam' casos de ilegalidade, lentidão, falhas e disputas políticas, o que torna a maioria ineficiente".
Tais estigmas foram, e ainda são, observados pelos teresinenses, que aguardaram anos para que o novo terminal da Praça da Bandeira fosse inaugurado. Além disso, os poucos que utilizam o transporte precisam lidar com falhas que ocasionalmente acontecem, deixando o percurso mais demorado do que o normal. De vantagem, apenas o valor da tarifa cobrada (R$ 0,50), bem abaixo da tarifa do Setut nos ônibus coletivos.
Leia a reportagemda Folha de São Paulo na íntegra:
(link da notícia na Folha Online)
Metrôs de 6 capitais brasileiras transportam só 11% da população
Os poucos metrôs do país colecionam casos de ilegalidade, lentidão, inoperância, erros e conflitos políticos que tornam a maioria deles ineficiente. Todos, inclusive os que estão em obras, têm ou tiveram problemas com órgão fiscalizador.
Nas seis capitais com metrô em operação, são transportados por dia, em média, 11% da população. O índice não é mais baixo porque São Paulo puxa o número para cima -atende a 30% dos paulistanos.
Belo Horizonte, que começou a construir seu metrô em 1983, transporta apenas 6,9% da população. No Rio, a segunda capital mais populosa do país, 8,9%. O menor índice é o do metrô de Teresina, 1,6%.
Além das quatro cidades, têm metrô Recife e Brasília.
Um único trem
Em Teresina, o metrô a diesel foi inaugurado em 1990 em área pouco populosa. Transportava 6.000 pessoas por dia até o mês passado, quando o número dobrou com os novos 2,5 km de trilhos que finalmente levam ao centro. O sul, mais populoso, permanece isolado.
Lá o metrô demora 55 minutos para percorrer 13 km e há somente uma composição.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Estrutura da Estação Bandeira(Eng Alberto Silva)
O metrô de Teresina funciona das 06:00 às 20:00 de Segunda à Sexta. A passagem custa 50 centavos.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
domingo, 11 de abril de 2010
População volta a usar o Metrô de Teresina
Após a reforma, o metrô conquistou novos passageiros, e elencam que começaram a usar o metrô pela rapidez,conforto e além de custar apenas 0,50 centavos.
O metrô de Teresina deve passar por outras reformas ainda este ano. O projeto foi aprovado, e a licitação para a execução da obra deve ocorrer ainda este mês. Os recursos para a reformulação da linha existente é de R$ 6 milhões. O montante é resultado de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério das Cidades.
“O convênio prevê a reforma dos trens existentes e também da linha. Além disso, está prevista a aquisição de outros trens”, afirmou o diretor da Companhia, Antônio Sobral. O projeto ainda contempla a construção de duas estações, sendo uma no bairro Piçarra e outra no São João.
terça-feira, 16 de março de 2010
Estação Bandeira será inaugurada dia 19
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Lula inaugurará a estação Bandeira
Na manhã desta segunda-feira (1º), o governador do Estado, Wellington Dias, visitou as obras de ampliação do Metrô de Teresina. Inicialmente, o governador, acompanhado do presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Marcos Silva, visitou a Oficina de Manutenção do Metrô. É lá, onde os mais novos trens que circularão em Teresina com capacidade para 800 passageiros cada um, estão sendo reformados.
Ao todo, três, com estrutura interna e externa, revestimento, piso e bancos novos, letreiro digital, central de ar e ainda vidros à prova de bala, serão entregues à população e substituirão, já em março, os que atualmente circulam na capital. O investimento total, na ampliação das linhas, na reforma dos trens e na conclusão da nova estação, foi de R$ 18.524.625,28.
“A visita do governador é para nos prestigiar. Ele foi um dos grandes incentivadores de todas essas obras e foi determinante para a sua conclusão. Essa oficina hoje é modelo. Com a estrutura e os profissionais temos capacidade para reformar qualquer trem. O governador veio conhecer a oficina e ver de perto o trem que vai entregar à população no próximo dia 5 de março”, explicou Marcos Silva, presidente da CMTP.
Presidente Lula e ministros confirmam presença na inauguração
Na oportunidade, o governador do Estado confirmou que na inauguração da extensão da linha do metrô até a Praça da Bandeira nomes fortes da política nacional estarão presentes.
“Fizemos um convite ao próprio presidente Lula e ele já confirmou sua presença para o dia 5 de março. A proposta é que ele possa vir de Brasília, descer em São Raimundo Nonato onde de lá seguirá a Guaribas para inaugurar algumas obras e lançar para o Brasil o Programa de Desenvolvimento Territorial onde já há recursos de investimento nessa área para equipar melhor os Parques de São Raimundo Nonato, Confusões e Serra Vermelha”, revelou.
O governador disse ainda que dentro do cronograma de visitas do presidente Lula está tambéma inauguração do Instituto Federal, antiga escola técnica de São Raimundo Nonato, e visita as obras do aeroporto. “A meta é que ele possa de lá vir a Teresina e aqui participar da inauguração do Metrô já que teve uma amizade muito grande com o senador Alberto Silva. Além dele, estamos esperando ainda a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes e do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento”.
Próximo passo será ampliar as linhas do metrô e levar até Altos
Durante visita as obras do metrô, o governador do Estado adiantou ainda que um dos sonhos mais antigos da população de Altos brevemente será concretizado. Segundo ele, levar o metrô até o município era um dos sonhos do mentor da obra, senador Alberto Silva.
Marcos Silva, presidente da CMTP, disse que é possível fazer isso em breve. “Basta apenas fazer algumas adequações, alguns reparos. Coisa fácil de resolver. Esse era um sonho dele e quero aqui me antecipar e dizer que tudo isso só foi possível graças ao empenho do nosso governador. Eu acompanhei todas as conversas que o governador fez com o senador Alberto Silva”, contou.
Mais duas estações de metrô serão construídas ainda este ano
Na ocasião, o governador Wellington Dias revelou ainda o estudo de viabilidade técnica e econômica de mais duas novas linhas de metrô. Uma que seguirá no sentido Norte e outra no sentido Sul de Teresina.
“O estudo já está sendo feito para ampliarmos a linha do metrô até a Vila Irmã Dulce, a região do Parque Piauí e outra que vai até o Mocambinho e toda aquela área da Santa Maria da Codipi. Essa ampliação será incluída no PAC 2 voltado para o Metrô de Teresina. Além disso, mais duas estações serão feitas”, revela.
O projeto e os recursos das duas novas estações, uma será no bairro São João e outra na Piçarra, já está pronto e garantido. Uma pesquisa muito antes do Shopping do Cidadão foi elaborada e já mostrava que seriam transportados até o Centro da cidade cerca de 25 mil pessoas por dia. Com essa obra esse número pode chegar a 40 mil passageiros.
“A expectativa é que possamos, no mínimo, dobrar o número de usuários do Metrô de Teresina. Pessoas que diariamente necessitam do Metrô para se locomover e agora terão a seu dispor essa bela estação e trens que irão proporcionar, além de segurança e rapidez, muito conforto”, pontua.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
5 de Março , data confirmada para inauguração da Estação Bandeira
Ritmo acelerado para a conclusão das obras da extensão e da nova estação do Metrô de Teresina. Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente da Companhia Metropolitana de Teresina (CMTP), Marcos Silva, confirmou a informação do governador do Estado, Wellington Dias, e garantiu que no próximo dia 5 de março tudo estará concluído e funcionando.
Marcos adiantou que a nova Estação Central do Metrô, que vai levar o nome do mentor da obra, o engenheiro Alberto Tavares e Silva, já fica pronta em fevereiro. “No entanto, vamos esperar o momento certo para inaugurar. Vamos inaugurar com a presença de grandes autoridades. Será uma grande festa com uma programação vasta e variada. Essa era uma reivindicação muito antiga da população, mas com o empenho do nosso governador conseguimos realizar o nosso objetivo”, comentou.
O presidente da CMTP disse ainda que os dois trens novos que serão utilizados já estão em Teresina. Cada um tem capacidade para transportar 800 pessoas. Com isso, o fluxo médio de movimentação que hoje é de 5.200 passageiros pode chegar até a 20 mil passageiros por dia. “Foram investidos R$ 18,5 milhões nessa obra. São recursos do Ministério das Cidades com contrapartida do Governo do Estado. O governador Wellington Dias foi determinante em todo esse processo. Ele teve a sensibilidade de ampliar o debate e acompanhou e nos ajudou junto ao Tribunal de Contas da União e no Ministério para liberação dos recursos”, disse.
Criado no dia 15 de agosto de 1989, com o objetivo de implantar um transporte de alta capacidade para o aglomerado urbano de Teresina, o Metrô de Teresina passa a ser um dos mais modernos e bonitos do país. “O próprio ministro das cidades elogiou essa obra lá em Brasília. Vamos entregar o que há de mais moderno no país para a população de Teresina usufruir. Os trens serão novos e cada um terá ainda uma central de ar-condicionado para garantir comodidade e conforto aos passageiros”, revela.
O Metrô de Teresina possui hoje nove estações. Marcos Silva revela que mais duas serão criadas ainda esse ano. “Uma será no bairro São João e a outra na Piçarra. Vamos ampliar a extensão do metrô para atender um número cada vez maior de pessoas”, comentou. Nesta próxima segunda-feira (1°), o governador do Estado, Wellington Dias visita às obras na companhia do presidente da CMTP, Marcos Silva. Lá o governador irá conferir o andamento das obras e organizar como será a inauguração do local que terá ainda escada rolante, elevador e tudo o que há de mais moderno no país em uma estação de metrô.
Fonte: Ccom
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Biodiesel produzido na UFPI abastecerá o Metrô de Teresina
A UFPI já dispõe do primeiro Laboratório Escola da Usina de Biodiesel do estado, com fabricação de 1,5 mil litros do combustível por dia. A nova demanda será possível devido à reforma e ampliação do laboratório. “Nós estamos providenciando toda a reforma do laboratório, que em breve terá uma na estrutura, com possibilidade de atender a demanda do Governo. Nosso objetivo também é garantir que toda a frota da UFPI, bem como as caldeiras do nosso Hospital Universitário sejam abastecidas por biodiesel”, destaca Luiz Júnior.
As iniciativas com o novo combustível será possível graças ao trabalho desenvolvido pela professora de Química, Maria Alexandra, que também participou da reunião e que ficará responsável pelo projeto. “Produzimos biodiesel em pequena escala, mas estamos trabalhando para ampliar nossa produção. Com o novo laboratório escola poderemos ter várias linhas de pesquisa, inclusive envolvendo a Engenharia Mecânica. Além disso, são diversas as matérias-primas que podemos utilizar como soja, algodão, óleo de babaçu, entre outros”, destaca a professora.