quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Biodiesel produzido na UFPI abastecerá o Metrô de Teresina

O reitor da UFPI, Luiz Júnior e o governador do Estado, Wellington Dias se reuniram nesta quarta-feira para tratar de vários assuntos importantes para o Piauí. Na reunião, o Governador solicitou que a UFPI produza biodiesel para atender a demanda do metrô de Teresina. Com isso, o Piauí passará a ter o primeiro trem movido a biodiesel do mundo.

A UFPI já dispõe do primeiro Laboratório Escola da Usina de Biodiesel do estado, com fabricação de 1,5 mil litros do combustível por dia. A nova demanda será possível devido à reforma e ampliação do laboratório. “Nós estamos providenciando toda a reforma do laboratório, que em breve terá uma na estrutura, com possibilidade de atender a demanda do Governo. Nosso objetivo também é garantir que toda a frota da UFPI, bem como as caldeiras do nosso Hospital Universitário sejam abastecidas por biodiesel”, destaca Luiz Júnior.

As iniciativas com o novo combustível será possível graças ao trabalho desenvolvido pela professora de Química, Maria Alexandra, que também participou da reunião e que ficará responsável pelo projeto. “Produzimos biodiesel em pequena escala, mas estamos trabalhando para ampliar nossa produção. Com o novo laboratório escola poderemos ter várias linhas de pesquisa, inclusive envolvendo a Engenharia Mecânica. Além disso, são diversas as matérias-primas que podemos utilizar como soja, algodão, óleo de babaçu, entre outros”, destaca a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário