sábado, 9 de maio de 2009

Brasil e a "Nova Gripe"


Mais dois casos


Ontem, o ministro havia confirmado quatro casos de pacientes que contraíram a doença no exterior, três deles já curados. São duas pessoas de São Paulo, uma de Minas Gerais e uma do Rio de Janeiro.
No balanço desta sexta (8), o Ministério da Saúde informou que eram 30 os casos suspeitos no país. Além disso, 18 casos estavam em monitoramento em sete Estados. No total, 113 foram descartados, ou seja, pessoas que apresentaram sintomas, mas não estavam doentes. Segundo o último balanço, eram 24 casos.


Operação contra a gripe


O Ministério da Saúde confirmou também nesta sexta que o Brasil dispõe de cerca de 50 hospitais de referência para atender eventuais novos casos de gripe suína. Há ainda medicamentos prontos para tratar 12,5 mil pessoas e 9 milhões de doses em pó para futura fabricação.
Em entrevista coletiva em Brasília, o presidente Lula afirmou nesta manhã que a gripe suína não irá influenciar na economia brasileira. Ao lado do presidente paraguaio Fernando Lugo, Lula disse que o Brasil continuará vigilante para combater novos casos da gripe.
Segundo José Gomes Temporão, duas vítimas são de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e outra de Minas Gerais. Os quatro são adultos e apenas um ainda apresenta a doença. Os demais já foram liberados e não têm mais como transmitir a doença.
O Brasil já contabiliza seis casos de Influenza A (H1N1), a chamada gripe suína. De nove exames realizados, sete foram descartados e foram confirmados mais dois casos de pessoas que contraíram o vírus. Um deles contraiu a doença no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário