sexta-feira, 22 de maio de 2009

Governo apoiará 7ª Edição do Salipi

Foi oficializado na tarde dessa quinta-feira (21), no Palácio de Karnak, o apoio do Governo do Estado ao 7º Salão do Livro (Salipi), que ocorrerá em Teresina, no período de 8 a 14 de junho, Complexo Cultural Praça Pedro II.
Realizado pela Fundação Quixote, presidida pelo professor Luiz Romero, o Salipi pertence a todos os cidadãos piauienses e neste ano a meta é aumentar o público, uma vez que o espaço é central e mais próximo dos comerciários, dos estudantes e dos trabalhadores que atuam no centro.
Segundo Luiz Romero, o Salipi, que neste ano homenageia a ficcionista Alvina Gameiro, ganhou o aval da sociedade, da imprensa, das instituições públicas, livreiros, instituições como o Sebrae, além de importantes parceiros como os governos federal, estadual e municipal. “O Salão do Livro projetou o Piauí nacional e internacionalmente”, disse, referindo-se a presença de escritores da Angola, Estados Unidos e Portugal, além de autores renomados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e outros estados.
O professor Nilson Ferreira, da equipe de coordenação, fez apresentação dos convidados, como Zuenir Ventura, Laurentino Gomes, Senel Paz, José Castello, Isabel Ferreira, Arnaldo Bloch, José de Nicola, Carlos Nejar, Paulo César de Araújo, Márcio Trigo, as cantoras Rita Ribeiro e Patrícia Mellodi. “Serão cinco conferências por dia. Teremos, no total, 35 palestrantes”, informa.
O coordenador de Comunicação Social, Wellington Soares, fez apresentação das peças publicitárias e reforçou o apoio de empresas que apóiam o evento desde a primeira edição, citando o exemplo das agências de publicidade, que doam as peças da campanha. “Todo mundo tem que compreender que o Salipi é do cidadão piauiense e projeta o Estado para o Brasil e o mundo, pois os escritores convidados acabam escrevendo artigos e crônicas sobre o Piauí em jornais de circulação nacional e isso é uma mídia importante”, comenta.
Wellington Soares falou ainda do Língua Viva, seminário dirigido a professores e destacou o apoio importante da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e também da Secretaria Municipal de Educação. O coordenador falou sobre o Cheque Livro no valor de RS 5,00 que empresas e instituições adquirem e dão para os alunos usar na compra de livros. “Pedimos aos livreiros que reduzam o valor das obras”, diz, enfatizando que nesta ação, o aluno começa a fazer negócios e assim, além da leitura, o Salipi assume caráter interdisciplinar, pois no ato da negociação, o estudante tem a aplicação da Matemática.
O governador Wellington Dias ressaltou a importância do Salipi para a educação e a autoestima do piauiense, por ser um dos maiores eventos literários do Brasil, enalteceu a parceria com as escolas e disse que a educação é ferramenta essencial para o desenvolvimento do país.
Durante a reunião, que contou com a presença de empresários, estudantes e professores, o governador disse que as gerações anteriores foram prejudicadas por não ter acesso ao conhecimento e lembrou o exemplo de dona Teresa Alves, que só foi alfabetiza aos 100 anos. Hoje, são distribuídos livros didáticos para o Ensino Fundamental e Médio e enfatizou que a escola pública está proporcionando educação mais eficiente e citou o caso da Escola Casa Meio Norte, onde os alunos leem uma média de 30 livros por mês e, posteriormente, produzem seus próprios livros.
Para o governador, o Salipi proporciona maior relação entre escola, professores, escritores e livreiros. “Apoiamos o Salipi, não somente como governador, mas como cidadão, convidando a todos os piauienses a participar desse evento”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário