quinta-feira, 7 de maio de 2009

Parnaíba na Rota Regional de Aviação



O secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, participou, nessa quarta-feira (6), na Câmara dos Deputados, em Brasília, de uma reunião com a bancada nordestina e o superintendente da Sudene, Paulo Fontana. Na pauta, entre outros assuntos que buscam o desenvolvimento da região, foi discutida a criação de uma aviação regional para atender a demanda turística dos estados di Nordeste.
De acordo com Sílvio Leite, a entrada de companhias como a Azul e a Trip dariam um reforço na chegada dos turistas em destinos como o litoral do Piauí. “Ouvimos do superintendente da Sudene que a aviação regional será uma realidade, a Trip e a Azul linhas aéreas farão voos para Salvador, Maceió, Parnaíba, São Luís, Fortaleza e Belém”, disse.
A reunião ministrada pelo presidente da bancada nordestina, Zezéu Ribeiro (PT-BA), faz parte de mais uma ação visando uma maior integração entre seus polos turísticos e econômicos. No Nordeste, as poucas opções de horários entre suas principais cidades, voos longos, preço elevado das passagens e a falta de infraestrutura nos aeroportos tornaram-se entraves para o turismo e para o desenvolvimento industrial e comercial da região.
Sílvio Leite informa ainda que a Sudene vai garantir junto ao ministro Nelson Jobim que o trabalho de implantação de um transporte aéreo regional não será atrapalhado pelas grandes companhias. A partir daí, as empresas de aviação regional terão segurança para ampliar os voos no Nordeste. A previsão de início dos voos é para setembro.
Paulo Fontana disse que já se reuniu com as empresas aéreas e que a Azul e a Trip já apresentaram suas propostas. Além de oferecer o crédito, a autarquia vai negociar com os governos estaduais a redução de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente no querosene da aviação, para incentivar as novas companhias aéreas. Há ainda a proposta para isentar 75% do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, benefício que qualquer indústria recebe ao se instalar no Nordeste.
Segundo Paulo Fontana, "em alguns meses, uma nova frota deverá estar em pleno funcionamento. O prazo vai depender das encomendas junto à Embrer".
fonte: Ccom

Nenhum comentário:

Postar um comentário