quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hospedagens no Global Rock Art



Prestação de serviços de qualidade e satisfação dos turistas. Com esse objetivo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, vem desenvolvendo uma série de ações na região de São Raimundo Nonato, onde acontecerá o Global Rock ArtCongresso Internacional de Arte Rupestre.

O evento será realizado no período de 29 de junho a 03 de julho no Parque Nacional Serra da Capivara, reunindo cerca de mil e duzentas pessoas de mais de trinta países, entre cientistas, pesquisadores, arqueólogos, historiadores, estudantes e demais pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre aquele patrimônio cultural da humanidade.
O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae no Piauí conta com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Setur; da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato; da Fundação Museu do Homem Americano, Fumdham; e do Ministério do Turismo.
“A comunidade científica internacional vai conhecer de perto o Parque Nacional Serra da Capivara. Será uma oportunidade para divulgar mundialmente o potencial turístico e histórico desse destino, que guarda vestígios da passagem dos primeiros habitantes da América naquela região”, comenta o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

Entre as atividades realizadas estão consultorias em casas para formação de um cadastro de pousadas domiciliares, já que a estrutura hoteleira da região não é suficiente para hospedar a quantidade de turistas que devem visitar São Raimundo Nonato durante o congresso.
“Estamos conscientizando os proprietários das residências para a necessidade do compromisso de todos para o sucesso desse evento, que deve contribuir para o desenvolvimento do turismo na região. Durante as consultorias são repassadas diversas informações sobre atendimento, higiene, recepção, hospitalidade, entre outros aspectos para garantir serviços de qualidade aos turistas”, declara a gestora do Projeto Desenvolvimento do Turismo Serra da Capivara do Sebrae no Piauí, Mônica Negreiros.
Já são mais de cinqüenta casas cadastradas, com diárias que variam de R$ 30,00 a R$ 70,00. As fotos dos imóveis disponíveis para aluguel, com seus respectivos valores podem ser encontradas no site:www.globalrockart2009.com/casas_pt.html.
Os interessados podem ainda contatar a Central de Reservas das pousadas domiciliares através do telefone (0XX89) 3582-1940, para chamadas originadas no Brasil; e(0XX5589) 3582-1940 para chamadas de outros países.
“Até o final deste mês, esperamos ter cadastrado mais de cem casas no sistema de pousada domiciliar, totalizando quase quatrocentos leitos nestes imóveis”, informa Mônica.
Além das consultorias nas residências, outras ações já foram realizadas na região, como: capacitação em Atendimento para mototaxistas e taxistas; curso D’Olho na Qualidade para feirantes do mercado público de São Raimundo Nonato; treinamento em Condução de Grupos de Turismo para os jovens da comunidade próxima ao Parque Nacional Serra da Capivara; Educação Ambiental para os profissionais que trabalham na limpeza pública da cidade; curso de Garçom em bares e restaurantes e de camareira nos meios de hospedagem; entre outras atividades.

“Durante o evento teremos ainda estandes montados, tanto na praça quanto no local do congresso, com exposição e comercialização do artesanato produzido na região. Teremos trabalhos de artesãos de São Raimundo Nonato, Caracol, Coronel José Dias e João Costa. Peças do artesanato de Teresina também estarão disponíveis para os turistas”, esclarece Vasconcelos.
O Global Rock Art – Congresso Internacional de Arte Rupestre é uma realização conjunta da Federação Internacional de Organizações Rock Art; Associação Brasileira de Arte Rupestre e Fundham; com o apoio do Governo Federal; do Governo do Estado do Piauí; Ministério do Turismo; Sebrae; Parque Nacional Serra da Capivara; Universidade Federal do Vale do São Francisco, Univasf; Universidade Federal do Piauí, UFPI; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ; Petrobrás; Ministério da Cultura; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN; e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis , Ibama.
Serviço:Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1305Gerente: Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956Escritório do Sebrae em São Raimundo Nonato: (89) 3582-1289

Nenhum comentário:

Postar um comentário