domingo, 24 de maio de 2009

Castroneves vence em INDIANÁPOLIS


Parece enredo de um filme de Hollywood. Há cerca de dois meses, ele passava pelo pior momento de sua vida e era presença frequente nas páginas policiais dos jornais dos Estados Unidos. Após ser inocentado da acusação de sonegação de impostos, ele volta às pistas e se mantém entre os primeiros. Neste domingo, Helio Castroneves coroou seu retorno com ao vencer, pela terceira vez, as 500 Milhas de Indianápolis, com um desempenho sensacional nas parte final da prova, dominando as relargadas após as bandeiras amarelas.


Hélio Castroneves havia vencido as 500 Milhas de Indianápolis de forma consecutiva em 2001 e 2002
O brasileiro da Penske largou na pole position, mas seu carro não rendia o esperado no início da longa corrida. Até a primeira rodada de pit stops, Helinho caía na classificação e chegou a ser superado por Scott Dixon e Dario Franchitti, pilotos da Chip Ganassi, que lideraram a maior parte da prova. No entanto, o brasileiro manteve a regularidade e estava sempre entre os cinco primeiros colocados em Indianápolis.

Helinho assumiu a ponta pouco antes da última rodada de pit stops, ao ultrapassar Scott Dixon em uma das muitas relargadas na corrida. Apesar disso, ele ainda precisava de uma bandeira amarela para completar as 500 Milhas sem a necessidade de um pit stop para reabastecimento, o chamado splash n'go. Só que na volta 173, os compatriotas Raphael Matos e Vítor Meira bateram na curva 1 e causaram a entrada do pace car na pista. Na relargada, Castroneves se manteve na ponta e caminhou, com tranquilidade para a terceira vitória no templo do automobilismo americano.

Após os meses de angústia causados pelo processo por sonegação fiscal, Helio Castroneves volta ao topo do automobilismo americano com a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. O brasileiro dá a volta por cima e, finalmente, recupera a alegria perdida nos tribunais. Um perfeito roteiro de filme hollywoodiano.

- Quero agradecer a todos. Principalmente minha família, que ficou rezando, meus amigos... quero agradecer todo mundo! Foi uma batalha muito dura. O carro estava muito bom. Quero agradecer a todos os outros pilotos da equipe porque sempre trocamos informações sobre o acerto - diz, ainda no círculo da vitória de Indianápolis.

Corrida ruim para os outros brasileiros
Agência/Reuters
Carro de Vitor Meira pegou fogo nos boxes
A corrida começou com um acidente logo na segunda curva. Marco Andretti e o brasileiro Mário Moraes se tocaram. Pior para o paulista, que abandonou a prova sem completar uma volta. O americano ainda teve o carro reparado e voltou à pista após 60 passagens.

Tirando Hélio Castroneves, os outros brasileiros não tiveram sorte na 93ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Assim como Moraes, Tony Kanaan, Vitor Meira e Raphael Matos bateram e saíram da corrida. Os últimos dois protagonizaram o acidente mais impressionante da prova.

Na entrada da curva 1 os dois brasileiros se tocaram e o carro de Meira ficou de lado apoiado no muro, percorrendo alguns metros desta maneira. Quando finalmente parou, o brasileiro precisou do auxílio da equipe médica para sair do carro. O piloto da equipe Foyt passou pelo centro médico do autódromo, de onde foi transferido para um hospital local. Meira estava consciente, mas queixava-se de fortes dores nas costas.
Os principais adversários de Castroneves ao longo da prova foram os pilotos da Chip Ganassi, Scott Dixon e Dario Franchitti, que acabaram a prova em sexto e sétimo, respectivamente. Danica Patrick, da Andretti Green, andou bem mais uma vez em Indianápolis e conquistou uma brilhante terceira colocação, logo atrás do inglês Dan Wheldon.

Com a vitória em Indianápolis, Hélio Castroneves pulou para a segunda posição no campeonato, cinco pontos atrás de Dario Franchitti, que tem 122 pontos. Tony Kanaan, que era o primeiro colocado antes da tradicional prova, caiu para o quinto lugar.

Castroneves pode ficar otimista em relação a conquista do campeonato. Nos quatro últimos anos, o piloto que venceu as 500 Milhas de Indianápolis conquistou o título da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário